Fábio Belíssima.

Fábio Belíssima.

Segundo notícia enviada ao Blog do Tadeu Sá, pela comunidade LGBT, o município de Belém do São Francisco acaba de se tornar o primeiro do Sertão pernambucano e baiano a possuir um espaço destinado a dar apoio psicológico e jurídico a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT) vítimas de homofobia. O Decreto Nº 48/2016 que cria o Centro de Referência em Cidadania LGBT na Prevenção e Combate à Homofobia (CCH) foi assinado no dia 12 de janeiro.

É mais um grande avanço para o público LGBT. O município é um dos mais engajados em defender o direito dessas pessoas, sendo exemplo para outras cidades da região”, contou o diretor de Promoção dos Direitos de LGBTs de Belém do São Francisco, Fábio Cruz, que prefere ser chamado por seu nome, Fábio Belíssima. O Centro de Referência deve começar a ser estruturado após o carnaval.

Segundo o diretor, o CCH foi pensado justamente para atender a toda a sociedade. “Nós não temos registros de crimes motivados por homofobia, por isso o Centro tem o foco na prevenção desses casos e na conscientização da população sobre os direitos dos LGBTs”, explicou. Além de acompanhamento psicossocial e jurídico, o Sistema Único de Saúde (SUS) e do cartão do programa Bolsa Família.

De acordo com o decreto, a criação do CCH é fruto de reivindicações da 1ª Conferência LGBT realizada na cidade, que aconteceu em outubro de 2011. O espaço deverá funcionar no prédio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) que fica localizado na Avenida Coronel Caribé, nº 137, próximo a Delegacia de Polícia.

Escrito por Tadeu Sá.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por