Com a chegada da vitima fatal e baleados ao hospital de Belém logo se formou um grande número de pessoas no local.

Informes divulgado no inicio da tarde de ontem, quinta feira 09, dão conta de que houve um intenso confronto entre policiais militares da Companhia local e quatro elementos que segundo a mesma fonte tratam-se de assaltantes. O local do embate não foi informado, mas sabe-se que os feridos residem em fazendas localizadas entre as cidades de Belém do São Francisco e Cabrobó.

As noticias dão conta de que uma equipe formada por vários policiais militares das diversas secções da PM já vinha trabalhando desde sexta feira passada com o fim de desarticular quadrilhas que vem praticando constantes assaltos na região, em especial o assalto que aconteceu no inicio da noite de sábado em uma das balsa que faz a travessia entre Belém e Barra do Tarrachil, o fato teria acontecido no lado da Bahia.

Relata ainda as informações que os policiais ao se deparem com uma casa supostamente abandonada no interior da caatinga foram recebidos a bala, no que dai resultou num intenso tiroteio e na morte da pessoa conhecida pelo epiteto de Delegado, sendo que dois dos seus comparsas conhecidos como Athayde e Alex saíram baleados e foram encaminhados para o hospital municipal. A vítima fatal foi removida para o IML e um terceiro que se encontrava com os demais conseguiu fugir. Um dos baleados dado a gravidade dos ferimentos foi posteriormente encaminhado para Salgueiro.

Ainda de acordo com as informações foram apreendidos vários objetos usados para as práticas de crimes de assaltos, dentre eles um revólver cal. 38, duas pistolas cal. 380, dois coletes balísticos, cinco carregadores de pistola, noventa e nove cartuchos cal. 380, quinze cartuchos cal. 12, quatro cartuchos cal. 38 intactos e três deflagrados, três balaclavas, um fardamento do EB, dois aparelhos de celular e 230g de maconha, no entanto não esclareceu a policia se todo este material foi ou não apreendidos em poder dos elementos.

Escrito por Tadeu Sá.

Mesmo sendo intimado para contestar pedido, porque razão não sabe Licino não fez.

Depois de sofrer derrota na sua pretensão de ver cassadas as diplomações de rivais e em consequência a manutenção da governança do primo prefeito, Gustavo Caribé, a trajetória politica de Licínio segue sem sossego pois desta feita a justiça eleitoral o condenou a pagar multa eleitoral no montante de R$ 8 mil por propaganda irregular quando do pleito eleitoral de 2012, ocasião em que Licínio disputou o cargo de prefeito do municio. A decisão foi publicada no dia 6, segunda feira passada.

O objeto da ação trata-se de Representação Eleitoral formulada pela “Coligação Unidos Pelo Progresso de Belém” e Gustavo Henrique Granja Caribé, em face da “Coligação Pra Belém Crescer” e Licínio Antônio Lustosa Roriz, quando em suma alegam os autores que os representados teriam realizado propaganda irregular ao manter material de campanha, consistente em cavaletes e pedras de apoio, em local público e horário defeso pela legislação eleitoral, em especial artigo 10, §§ 4º e 5º, da Resolução nº 23.370/2012. Antes no entanto a coligação proponente pediu a retirada do material sob pena de multa cominatória, sendo pois a liminar concedida.

DESATENÇÃO

Intimados para contestar a representação, estranhamente Licinio e coligação não apresentaram resposta, razão porque foi decretado a revelia com a consequente pena de confissão quanto à matéria fática. Na época foi certificado ainda que o representado manteve a propaganda irregular.

Diante do fato os representantes apresentaram nova petição, aduzindo que os representados mantinham propaganda irregular nos termos da exordial e com isso foi determinada a intimação pessoal do representado Licínio Antônio Lustosa Roriz, o qual se manteve inerte e não contestou o pedido. Ao oferecer parecer o Ministério Público pugnou pela procedência do pedido.

Na decisão, o Magistrado afirma: “Destarte, a realização de propaganda eleitoral por meio de cavalete após o horário supramencionado caracteriza infração administrativa eleitoral (propaganda irregular), sujeitando o responsável pela divulgação da propaganda, e o candidato ou partido beneficiário, que comprovadamente tenha conhecimento dessa divulgação, à multa no valor estipulado em lei”.

E prossegue: “No caso presente, como bem colocou o Ministério Público, presume-se que o candidato teve prévio conhecimento acerca da irregularidade de sua propaganda, posto que devidamente intimado para regularizar, assim não o fez”. “Ademais, as fotos apresentadas pelos representantes, junto à revelia dos representados e, ainda, a certidão nos autos elaborado pelo próprio MM. Juiz Eleitoral à época conduzem à procedência do pedido”.

E finaliza o Magistrado dizendo: “Os representados foram devidamente intimados para adequar a propaganda irregular e não o fizeram, bem como sequer apresentaram defesa em Juízo no prazo legal, inclusive com a intimação pessoal do representado Licínio Antônio Lustosa Roriz, demonstrando desprezo com as normas eleitorais que visam igualar os candidatos que disputam um mandato, desobedecendo à determinação expressa deste Juízo, justifica a aplicação da multa no teto máximo permitido na legislação eleitoral, ou seja, R$ 8.000,00 (oito mil reais), conforme previsto no artigo 37, § 1º, da Lei nº 9.504/97 e artigo 10, § 1º, da Resolução nº 23.370/2012 do TSE. Mesmo com decisão Licínio ainda pode recorrer.

Escrito por Tadeu Sá.

Na semana passada o Blog do Tadeu Sá foi procurado por algumas pessoas do distrito de Riacho Pequeno com o fim de denunciar a situação precária no que diz respeito ao atendimento odontológico as pessoas do distrito e entorno, pois segundo alegam, mesmo tendo a região uma população estimada em 2.500 habitantes, só 12 pessoas conseguiam serem atendidas por dia, o que é muito pouco para a necessidade do lugar.

Com o número de atendimento reduzido, alegavam os denunciantes que eram obrigados a chegarem ao local por volta das três horas da madrugada, quando entravam numa fila que logo se formava pelas doze primeiras pessoas que chegam ao local e a partir dai muitas outras que necessitavam do aludido atendimento voltavam para casa levando consigo os problemas dentário que traziam consigo.

O atendimento segundo as pessoas era feito através de carro móvel odontológico instalado no distrito pela prefeitura, defronte a Creche Patinho Azul, mas a situação vexatória que viviam deve ter fim, já que desde o incio da semana a secretaria de saúde do município vem adotando nova forma de atendimento e assim se espera que as pessoas que necessitam serem atendidas possam melhor serem atendidas.

Escrito por Tadeu Sá.

Rivânia Freire.

Rivania Freire.

Esta semana profissionais da área de saúde, lideranças políticas, e pessoas da comunidade participaram do evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde, que na ocasião chamou a atenção de todos para assuntos importantes como Dengue, Água e DST/AIDS.

O evento foi realizado pela secretaria de saúde do município e contou com um significativo número de pessoas, o que foi de suma importância para a prevenção de doenças. Boa parte da população foi consciencizada neste dia, destacando-se a presença de idosos e jovens.

Na oportunidade também se fez presente e vereadora Rivânia Freire, que na ocasião, além de satisfeita com o que viu e ouviu, disse: Aproveito a oportunidade para parabenizar, no nome da Secretária Solange Almeida, toda equipe da saúde que tem cumprido com seu papel de cuidar dos itacurubenses com responsabilidade”.

Escrito por Tadeu Sá.

Preocupado Murilo quer esclarecer o que acontece.

Na terça feira, 07 de abril, a Câmara Municipal de Floresta convocou toda a população do município para participar de Audiência Pública requerida pelo Presidente da Câmara, Murilo Alexandre de Almeida, com o objetivo de buscar explicações e soluções para a problemática do saneamento básico da cidade, obra iniciada pela Codevasf, que atualmente encontra-se parada.

Para o evento além da participação das pessoas foram convidados representantes da Codevasf, representantes do Governo Municipal, Juiz e Promotoria, bem como representantes dos Deputados da terra e da Diocese. O evento aconteceu no plenário do legislativo do município. (Por Elba Quirino)

NOTA DO BLOG DO TADEU SÁ

Está mais do que na hora das lideranças politicas da região cobrar enérgicas medidas para o que vem acontecendo não só em Floresta, mas em todos os município da região, inclusive Belém, pois faz muito tempo que deram inicio a tais obras sob o argumento da Revitalização do São Francisco e estas encontram-se completamente paralisadas, e mais, a merce do próprio tempo com o aparecimento crucial dos estragos que inevitavelmente acontece nestes casos.

Não é mais possível que vejamos bagatelas e mais bagatelas de dinheiro publico serem desperdiçados e ninguém diz nada, a exceção agora de Murilo Almeida, que com coragem e responsabilidade toca na ferida, mas que a título de colaboração sugerimos que uma audiência pública com a Codevasf, Governo do Estado e prefeituras da região seja realizada urgentemente com o fim de discutir a causa e as soluções futuras.

Escrito por Tadeu Sá.

Depois de pressionar, Rorró ver inicio por parte da Celpe de solução para escuridão da cidade.

Através do Blog do Tadeu Sá, todos tem visto a luta incessante da prefeita de Floresta Rorró Maniçoba, quanto a exigência para que a Celpe, que vai repassar toda energia pública para o município, assim faça com a entrega da rede em completa ordem, ou seja, em perfeito estado de funcionamento. Neste caso, Rorró é uma das únicas prefeita a bater de frente com a Celpe. Outras não, logo amoleceram e receberam com estava. Mais adiante a população de algumas cidades irão ver o que vai acontecer, “completa escuridão”.

Pois bem, ontem a prefeita postou na sua pagina nas redes sociais o seguinte comentário: “Parece que teremos mais um problema solucionado, depois de muito insistirmos, a Celpe está fazendo as mudanças das lâmpadas dos postes de ruas de Floresta”. “Acredito que a maioria acompanhou minhas solicitações e publicações, quando coloquei fotos de ruas escuras, explicando que a Prefeitura já tinha solicitado diversas vezes (desde outubro do ano passado) uma solução da Celpe”.

E complementa: “Ontem, iniciaram os trabalhos e as ruas escuras já começam a ser iluminadas. Ainda não assinei o termo que transfere a responsabilidade da iluminação pública para o município, porque falta a Celpe cumprir com a parte dela, que são esses reparos que estão sendo iniciados. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas estamos de olhos prontos para cobrar as melhorias” disse a prefeita.

Escrito por Tadeu Sá.

Com o objetivo de revelar jovens talentos, e mostrar a cultura da música nos seus mais variados aspectos (arte, lazer, movimento social e educação), a Prefeitura de Floresta, através da Casa das Juventudes, realizará no dia 13 de março, segunda feira a partir das 18h, o Primeiro Festival Cordas e Vozes, possibilitando espaço e visibilidade para jovens, dando-lhes uma nova opção de trabalho e lazer.

O Festival Cordas e Vozes tem como proposta uma dupla importância estratégica: uma forma de valorizar essa prática cultural tão marcante na cidade. E, segundo, a de possibilitar espaço e visibilidade para jovens talentos que estarão participando direta ou indiretamente do evento. As inscrições foram totalmente gratuitas. Todos os Jovens e coletivos de jovens, independente de religião podem participar.

A música é uma ferramenta importantíssima no auxílio às crianças, adolescentes e jovens no processo de construção de sua cidadania. “Quanto Governo Municipal, temos nossa parcela de responsabilidade na construção de cidadãos de bem e estamos apostando, investindo, nas mais diversas áreas, para garantir um futuro melhor para nossa população”, destaca a Prefeita Rorró Maniçoba.

O Festival cumpre desse modo, uma função fundamental da Casa das Juventudes: apoiar os coletivos e movimentos juvenis fomentando o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação além da formação política e cidadã. (Por Elba Quirino).

Escrito por Tadeu Sá.

Na terça feira passada, dia 07, a câmara de Vereadores de Cabrobó impôs mais uma derrota ao prefeito Auricélio Torres, do PSB, ao deliberar sobre o veto deste em relação ao Projeto de Lei nº 002/2015, de iniciativa do Poder Legislativo, que reduz em 30% a cobrança da taxa de iluminação pública do município.

Inicialmente os vereadores votaram o parecer da Comissão de Constituição, Redação de Leis e Justiça, sendo que o Relator (Ramsés Sobreira) e o Presidente (Duda Caldas), ofereceram parecer pela derrubada do veto. Em seguida o Presidente da casa Zezito Salu (PDT), colocou o veto em votação, que foi derrotado por 7 votos a favor e 5 contra.

Com a decisão da Câmara de derrubar o veto do Prefeito, o Projeto de Lei volta ao chefe do executivo municipal. Regimentalmente o Prefeito tem o prazo de 48 horas para promulgar a Lei.

De acordo com o que foi colocado pelos parlamentares da base governista, tudo indica que a taxa de iluminação pública ainda vai dar muito que falar. “É possível que a decisão final seja dada nos tribunais, o executivo pode entrar com ação alegando inconstitucionalidade da matéria”, disse um dos vereadores governista. (Fonte: Blog do Didi Galvão).

BELÉM

Em Belém não, a questão encontra-se pacificada, pois como visto através de diversas matérias postadas por este Blog, a Câmara belemita ao contrario de Cabrobó não lutou pela diminuição da taxa e preferiu em alguns casos impor um abusivo aumento de 301%.

Como a lei que aprovou o aumento foi votada em dezembro do ano passado, três meses depois é que ela entrará em vigor. Ou seja, o resultado deste aumento deve vir nas contas seguintes.

Escrito por Tadeu Sá.

Fernando Bezerra.

Pela primeira vez, o Senado Federal vai realizar uma audiência pública no Vale do São Francisco, no interior de Pernambuco, para discutir os problemas causados pela estiagem, que estão sendo enfrentados pelos agricultores da região com a dificuldade de abastecimento nos perímetros irrigados.

O encontro foi pedido pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), ex-prefeito de Petrolina, e pode contar com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que foi convidado pessoalmente por FBC, ex-ocupante da pasta.

O senador pernambucano lembra que a região movimenta R$ 2 bilhões e gera 240 mil empregos diretos. Ele lembra que o ABC Paulista, onde estão algumas das maiores empresas do País, emprega 150 mil pessoas.

Devido a estiagem, porém, o vale tem passado por um momento delicado e corre risco de perder produtividade e desempregar. A Barragem de Sobradinho, de onde vem a água para irrigar a maioria dos perímetros, está com apenas 19,37% da capacidade.

“Precisamos de ações urgentes, para que não existam perdas, mas também é fundamental que possamos discutir estratégias mais eficazes, para que problemas desta natureza não voltem a acontecer”, lembra FBC.

Os agricultores locais defendem a suspensão do plantio de novas áreas, dentro e fora dos perímetros, e a aquisição de equipamentos de bombas flutuantes para aumentar a captação de água. No Vale do São Francisco, 94% dos empreendimentos são ocupados por pequenos produtores, com até 20 hectares de terra plantados.

A audiência pública acontece nesta sexta-feira (10), às 13h, no auditório do Sest/Senat, em Petrolina. O encontro será coordenado pela presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Ana Amélia (PP/RS).

Escrito por Tadeu Sá.

Foto: Blog Rodelas Notícia.

Ao longo das histórias de Belém do São Francisco e Rodelas sempre se soube que uma cidade tem forte ligação com outra, seja como resultado do comercio anterior que Belém possuía, seja pela educação que oferecemos, seja pela saúde e até mesmo pela politica, já que grandes homens de uma de cidade marca a história da outra e neste caso podemos relembrar o então médico José Alventino Lima, que mesmo sendo natural de Rodelas aqui residiu por muitos anos e terminou por emprestar seu nome ao hospital municipal em vista dos relevantes serviços médicos prestados a nossa comunidade.

Em Rodelas, como é o caso, uma das ruas mais importante recebe o nome de Deoclécio Lustosa Filho, que em Belém além de ter sido uma das mais importantes lideranças politicas, ainda foi um dos maiores comerciantes tanto desta região de Pernambuco como da própria Bahia.

Foto: Blog Rodelas Notícia.

Em Rodelas o que mais se ver pelas ruas são belemita. Rodelas é o município que mais emprega na região e com isso sua mão de obra é composta na sua imensa maioria por pessoas de origem belemita. Por outro lado vale destacar também que centenas deles são rodelensses/bemitas, já que muitos aqui nasceram, especialmente quando o município oferecia uma saúde mais qualificada que hoje.

SEGUINDO EXEMPLO

Esta semelhança pelo que se ver segue até mesmo naquilo que diz respeito ao aspecto visual das duas cidades. Até então consideradas muito bonitas, hoje estão envoltas em lixos, amontoados de resto de construção e tudo quanto degrada o ambiente.

Esta semana por exemplo, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), de Rodelas, em diligência pela cidade diz ter encontrado várias irregularidades, como é o caso de muitos entulhos e lixos que vão se acumulando pela cidade sob a complacência dos seus dirigentes e com eles muitas dificuldades são imposta a mobilidade urbana.

Igualmente diz o Conselheiro, neste caso representado pelo cidadão Cicero José da Silva, ter observado irregularidades outras na execução dos serviços prestados empresa NABLA: “A mesma foi contratada para fazer o saneamento básico do município, mas o que se ver são são esgotos estourados, quebra-molas destruídos e várias rachaduras nos calcamentos. A empresa NABLA foi contratada para executar a obra adequadamente, mas infelizmente nada disso está sendo cumprido, sendo que até mesmo o prazo da obra já findou faz algum tempo”.

ATITUDE

Na denuncia uma atitude firme se ver, já que Cícero José da Silva afirma que enquanto conselheiro que é, estará fazendo a sua parte, que é fiscalizar para que o poder público cumpra o seu papel, pois parece que está fazendo “vista grossa” em tudo que está acontecendo de errado em nosso município. (Fonte e foto: Rodelas na Notícia).

Escrito por Tadeu Sá.

Foto: Blog Rodelas Notícia.

Desenvolvido por