Após veementes cobranças por parte do Ministério Público, Transparência no governo Gustavo Caribé melhora, e hoje se encontra dentre as melhores de Pernambuco.

Após veementes cobranças por parte do Ministério Público, Transparência no governo Gustavo Caribé melhora, e hoje se encontra dentre as melhores de Pernambuco.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF), divulgou pesquisa apontando os dados sobre a transparência dos municípios brasileiros, e listou que milhares deles estão faltando com transparência. De acordo com o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, divulgado na quarta-feira (8), a nota geral caiu no Estado de Pernambuco, de 3,8 para 3,6 de dezembro do ano passado até maio deste ano. Vinte e duas cidades do interior levaram zero nesta avaliação.

Considerando o Estado de Pernambuco, o ranking, apontou, Recife como o melhor, seguido de Sertânia, em terceiro, Serra Talhada, em quarto Cabrobó, em quinto, o governo de Pernambuco. Belém situou-se no 16º lugar, com nota que saiu de 4.90, seis meses atrás, para 7.00.

As principais falhas nos municípios com conceitos baixos são a falta de informações sobre receitas e despesas e também sobre contratos. Também não há dados simples em muitos portais, como os horários de funcionamento das Prefeituras. O MPF defende a transparência como forma de combater a corrupção. Veja no gráfico abaixo os municípios com melhores conceitos.

Sem título

SERTÃO:

No sertão do Estado, mais especificamente nas regiões de Itaparica, Sertão do São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe, o ranking da transparência pontuou pela ordem, os seguinte municípios: 1º. Cabrobó, 2º. Petrolina, 3º Parnamirim, 4º Belém do São Francisco, 5º Terra Nova, 6º Santa Maria da Boa Vista, 7º Santa Filomena, 8ª Araripina, 9º Dormentes, 10º Ouricuri, 11º Lagoa Grande, 12º Cedro, 13º. Floresta, 14º Tacaratu, 15º Orocó, 16º Salgueiro, 17º Serrita, 18º Trindade, 19º Afrânio, 20º Santa Cruz, 21º Moreilândia, 22º Itacuruba, 23º Jatobá, 24º São José do Belmonte, 25º Verdejante, 26º Ipubi, 27º Bodocó, 28º Petrolândia, 29º Exu, 30º Carnaubeira da Penha, 31º Granito e 32º Mirandiba.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por