A comunidade católica de Riacho Pequeno, município de Belém do São Francisco, deu início no domingo passado, dia 29 de julho, a centenária festa em comemoração ao seu padroeiro “Bom Jesus da Lapa”. A festa que teve seu início em 1909, termina hoje, sábado 04 de agosto, quando será celebrada a noite dos filhos ausentes.

A abertura das festividades iniciou-se com o oferecimento de um recheado café da manhã para vaqueiros e convidados, sendo seguido pelo tradicional desfile, e às 10 horas da manhã, aconteceu a tradicional missa campal. Após o encerramento da “missa dos vaqueiros”, que acontece há 29 ano, foi servido um almoço aos presentes, e mais tarde um pouco, na parte da tarde, realizou-se mais uma vez a “pega de boi no mato”. No encerramento do primeiro dia, já a noite, na praça pública, apresentaram-se as bandas Gibão Surrado e Raimundo Silva, bem como os aboadores Chico Justino e Cícero Mendes.

A festa religiosa continuou durante toda semana, e como dito vai até hoje, sábado, dia 04 de agosto, quando será celebrada a missa de encerramento com a presença dos “filhos ausentes” e a noite, a partir das 22hs, na mesma praça de evento, baile dançante com as bandas Pica-Pau, Farra do Brasil e Forrozão Rei do Gado.

Antes porém, será realizado o lançamento do livro “Riacho Nosso Chão“, que acontecerá às 21 horas na Escola Estadual Celestino Nunes. O livro tem como autores diversos filhos riachensses, alguns dos quais residem na terra, outros que residem em locais mais distantes, como é o caso de Recife, Salvador, Terezina, Euclides da Cunha, Petrolina e outros.

Ainda no decorrer do dia de hoje, também acontecerá uma “roda de conversa” com os produtores e autores do filme a “Trilha”, bem como feirinha de artes, conversa ao som de violão, voz e cantoria, aboios com artistas locais e convidados e a apresentação da banda de pífanos de Conceição das Crioulas, além da tradional alvorada com orquestra.

Às 15hs, será inaugurado o museu do distrito que leva o nome da professora e ex-vereadora América Nogueira, o qual possui no seu acervo peças históricas e antigas que relembram os antepassados do Riacho Pequeno e do seu entorno.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por