Se há um município na região que da eleição passada de prefeito para cá vem enfrentando um processo forte de sucessivas mudanças no seu quadro político, este pode se dizer que trata-se de Terra Nova – PE, cidade que fica localizada na região do Sertão Central do Estado de Pernambuco.

SITUAÇÃO RACHANDO:

Da eleição para cá, a formatação política obtida com o resultado da eleição passada de 2016 mudou e mudou muito. Primeiro veio as adesões de dois dos vereadores da situação para a oposição, Bado David e Duila do Lazão, e com isso a oposição passou de minoritária para majoritária no legislativo municipal, a ponto hoje de ter Bado como futuro Presidente da Câmara de Vereadores. Já Duila do Lazão almeja concorrer ao cargo de prefeito no próximo pleito e afora estes dois casos, o vice-prefeito Ozair Freire também rompeu com a prefeita e da mesma forma que os demais, também quer se lançar à disputa do cargo de prefeito.

Acontece que os fatos nas hostes dos atuais mandatários da prefeitura não esbarram aí, já que recentemente, aconteceu o pior, os governistas perderam o maior dos seus dirigentes, Pedro Freire de Carvalho, que governou a terra por três mandatos, e isso certamente causará muito mais embaraços no grupo situacionista.

ELEIÇÃO DE 2016:

Na eleição de 2016 para prefeito do município a disputa foi travada entre duas jovens mulheres, a atual prefeita, Aline Cleane, esposa do falecido ex-prefeito Pedro Freire e a cabeleireira Naiara Alves. Naiara foi para a disputa sem nunca ter sido política, mas sabedora da enorme dificuldade que iria enfrentar, pois sua candidatura apenas nasceu do fato dos seus correligionários resistirem a disputa, e Naiara, mesmo sem pertencer aos meandros da política local, topou a parada e enfrentou de bolso vazio o poderoso clã formado por Pedro Freire e Laerte Freire, este último também ex-prefeito, que junto com o primeiro governaram a terra por longos 16 anos.

O IMPORTANTE DA DISPUTA:

O resultado da eleição no entanto foi o que o importou para Naiara, já que obteve apenas 27% dos votos válidos, mas mesmo assim, ela viu a chapa que encabeçou, mesmo com todo poderio dos adversários, eleger três vereadores, coisa que poucos esperavam. “O mais importante da eleição que disputei foi o aprendizado que conquistei, as amizades que cultivei, o carinho que recebi e pude oferecer, além do sonho que passou a conviver permanentemente comigo de que um dia irei mudar a história de um povo que sofre com uma política desastrada, atrasada e sem compromisso. Por isso, simplesmente por isso, estou firme e disposta a entrar mais uma vez na disputa”. É o que diz Naiara Alves, que ainda assegura: “Se tive coragem de ser candidata num momento político ruim, contra tudo e contra todos, imagine agora quando percebo que meus adversários dão mostra de que estão enfraquecidos, bem enfraquecidos”.

CANDIDATA NATURAL:

Ante os fatos que acontecem, é de se indagar então: E como fica Naiara com todo este processo de adesões se num passado bem recente foi ela a única que teve a coragem de enfrentar o poderoso grupo situacionista e isto quantos todos estavam lá, unidos e contra o povo que votou nela? Naiara responde: “Ser candidato é um direito natural de qualquer um, mas a minha candidatura não representa o velho, mas sim, o verdadeiro povo sofrido de Terra Nova e foi do meio deste povo que vim e que por isso não posso abandoná-los, principalmente agora, quando todas as circunstâncias conspiram a meu favor e a favor do meu povo, inclusive o desgaste que toma conta do atual governo e a divisão profunda que se estabeleceu lá”. Disse Naiara, que ainda torce por mais rompimentos e mais candidatos.

Como dito, mesmo não sendo da política quando dá sua primeira candidatura, Naiara tomou gosto por ela e por isso reitera que será mais uma vez candidata a prefeita de Terra Nova, e isto é um processo lógico na política para quem perde uma eleição majoritária, e para tanto Naiara vem realizando encontros com o fim de discutir sua candidatura e fortalecer o grupo, além de contar com forças importantes na política do Estado, como o pré-candidato a governador de Pernambuco, senador Armando Monteiro, do PTB, mesmo partido de Naiara e dos deputados Silvio Costa e Augusto Cesar, que também lhes emprestam todo apoio necessário para a disputa.

Naiara espera que Aramando saia vitorioso na sua candidatura ao governo de Pernambuco, pois se isto acontecer ela sairá mais fortalecida ainda para a disputa de prefeito.

Tenho meus candidatos a deputado federal e estadual e quero apresentá-los ao meu povo, quero com eles compará-los com os outros candidatos que apareceram, principalmente aqueles que foram a favor do impeachment, que mudaram o Brasil para o pior, dos que escandalosamente querem vender tudo que o pais possui, inclusive a Petrobrás e a Chesf, que são a favor da reforma da previdência social, enfim, de tudo quanto representam de ruim para o nosso povo. É contra este tipo de político, que engana o povo, que quero ficar bem distante”, conclui Naiara.

Com os deputados Augusto Cesar e Silvio Costa Filho, Naiara Alves diz que quer se ver livre dos políticos que apoiam o desastroso governo do presidente Temer.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por