KAIO LÊ BLOG DO TADEU SÁ E COMENTA MATÉRIA A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. TADEU TAMBÉM FALA SOBRE COMENTÁRIO DE KAIO.

KAIO LÊ BLOG DO TADEU SÁ E COMENTA MATÉRIA A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. TADEU TAMBÉM FALA SOBRE COMENTÁRIO DE KAIO.

Na data de 19 de janeiro, o Blog do Tadeu Sá, publicou matéria intitulada, “FERNANDO FILHO RECONHECE “PRIVILÉGIOS” PARA A GRANDE RECIFE, MAS SÓ RECONHECEMOS PARA PETROLINA. ESPERA-SE AGORA QUE COM KAIO ALGO SEJA FEITO”, na reportagem falei sobre a situação da hemodiálise na região, bem como sobre a preocupação do governador quanto a situação após discurso feito por minha pessoa na cidade de Floresta, e que o deputado federal Kaio Maniçoba teria feito um apelo através da imprensa para instalação de um centro de hemodiálise em Serra Talhada e não em Floresta. Em outro trecho disse também: “Quero ver o fim dos quatros anos dos mandatos dos atuais deputados federais, especialmente os de Kaio e Fernando Filho, para ver quem trará mais investimento para sua região. Se Fernando Filho para Petrolina, digo só Petrolina ou se Kaio para a região de Itaparica, digo para toda Itaparica que foi quem lhes deu grande parte dos votos que o elegeu, mas sinceramente, vejo Kaio muito mais preocupado em ampliar seus redutos eleitorais, correndo atrás de quem não lhes deu um só voto, do que preocupado em ampliar o verdadeiro sonho de progresso que nós de Itaparica almejamos.

Pois bem, diante do assunto, o deputado Kaio Maniçoba, escreveu a nossa redação, prestou alguns esclarecimentos quanto ao mencionado e falou sobre sua atuação como parlamentar em relação a região, inclusive sobre Belém do São Francisco. Vejamos o que diz o deputado.

Companheiro Tadeu Sá,

“Considero pertinente sua preocupação a respeito do desenvolvimento da nossa Região de Itaparica, e tenha certeza de que nosso mandato está voltado principalmente para a representação do povo do Sertão, tão sofrido e carente de recursos e serviços básicos – como saúde e educação, assim como para o desenvolvimento econômico de uma terra que é tão próspera, como você mesmo pontuou em sua nota.

Neste primeiro ano de mandato, indiquei mais de 500 milhões de reais em emendas para as cidades pernambucanas, e que irão viabilizar conquistas que serão importantes e que atendem a reivindicações antigas do nosso povo. É o caso da pavimentação da estrada que liga Carnaubeira da Penha a Floresta, que o governador Paulo Câmara já garantiu que dará a ordem de serviço ainda esse ano; da pavimentação da estrada que liga Ibimirim a Petrolândia; do projeto de irrigação em Floresta; e do terminal pesqueiro em Itacuruba.

Também estou trabalhando para viabilizar uma emenda de mais de R$ 400 mil para obras em Belém de São Francisco, como a reforma do hospital, e junto ao Governo Federal, para garantir a pavimentação da estrada que liga Belém à Barra do Tarrachil.

Na última quinta-feira (21), fomos recebidos pela Secretaria Estadual de Educação e solicitamos a construção da quadra poliesportiva da Escola Maria Emília Cavalcante (EMEC), cujas obras já vão iniciar na próxima semana, e pedimos também a reforma da Escola Tercina Roriz, uma das melhores em educação de Pernambuco, em Belém. E não podíamos deixar de solicitar a implantação da Escola Técnica Estadual (ETE).

Sobre a minha indicação para um centro de Hemodiálise em Serra Talhada, gostaria de dizer que essa decisão foi baseada na orientação do Governo do Estado, que deixou claro que não poderia manter um centro apenas em Itaparica, e precisava localizar o serviço em uma área mais abrangente, atendendo também à área do Pajeú.

Gostaria de dizer também que faz parte do trabalho político ampliar as nossas bases eleitorais, até mesmo para ganharmos mais força na viabilização dos recursos para obras. O nosso trabalho segue, e vamos continuar lutando pela nossa região, sempre com visitas constantes à zona rural, como estamos fazendo, pois ainda há muito pelo que se lutar.

Mas não podemos deixar de reconhecer que temos também muito o que comemorar, até porque ainda estamos completando um ano do nosso primeiro mandato. E, certamente, nos próximos três anos, esse trabalho será cada vez mais consolidado, e nosso povo terá a atenção e o tratamento que sempre mereceu.

Abraço a todos,

KAIO MANIÇOBA

Deputado Federal (PHS-PE)

NOTA DO BLOG DO TADEU SÁ:

Inicialmente parabenizo Kaio Maniçoba pela iniciativa de falar sobre a matéria publicada no nosso Blog. Isto bem demonstra que conseguimos ser ouvido, bem como a atenção dele para com os amigos.

Por outro lado também, cumpre reconhecer a importância da narrativa exposta na matéria em questão, pois só assim estamos agora a saber da preocupação de Kaio com a região e seus problemas, inclusive sobre suas iniciativas com relação a Belém, uma quadra poliesportiva para a Escola Maria Emília Cantarelli (EMEC), que segundo o deputado as obras já vão iniciar na próxima semana, bem como a reforma da Escola Tercina Roriz e a implantação de uma Escola Técnica Estadual (ETE). Kaio, falou ainda que está trabalhando para viabilizar uma emenda de mais de R$ 400 mil para obras no município, como a reforma do hospital José Alventino Lima, e junto ao Governo Federal, para garantir a pavimentação da estrada que liga Belém à Barra do Tarrachil.

Para a região, o deputado listou que o governador Paulo Câmara já garantiu que dará a ordem de serviço ainda esse ano para o sonho da velha pavimentação da estrada que liga Carnaubeira da Penha a Floresta, Ibimirim a Petrolândia; um projeto de irrigação em Floresta; e do terminal pesqueiro em Itacuruba. Todos, pleitos antigos e sonhos que nunca morrem.

Sobre as iniciativas do deputado, todas são boas e muito interessantes, mas com relação a Belém, se o deputado puder, sugerimos que olhe com mais carinho para nossas ilhas, precisamos urgentemente explorá-las para gerar emprego e renda não só para Belém, mas para todos da região que querem trabalhar. Temos bons solos e água em abundância para isto.

Como resultado da atenção de Kaio Maniçoba, também nos deixa a certeza de que doravante vamos buscar saber, para divulgar em seguida, o que fazem os deputados votados em Itaparica com relação a região, eu me refiro afora Kaio, a Fernando Filho, Gonzaga Patriota, Jorge Corte Real, e aos deputados estaduais, Lucas Ramos, Miguel Coelho, Augusto Cesar, Odacyr Amorim, Rodrigo Novaes e tantos outros que são lembrados por nossos conterrâneos quando dos pleitos proporcionais, mas sempre esquecidos na grande maioria das vezes.

Sobre o local para instalação do centro de hemodiálise, que segundo o deputado será em Serra Talhada, permita-me discordar do governador Paulo Câmara, pois se ele entende desta forma, com o fim de atender uma área mais abrangente, atendendo a região do Pajeú, está ele agindo com exclusão e discriminação, pois Serra Talhada encontra-se apenas há 100 quilômetros de Salgueiro, local onde se encontra instalado um destes centro, e que o município daquela região mais distante não está sequer há duzentos quilômetros. Se é assim, o que dizer de Petrolândia e Jatobá, que se encontram respectivamente a 180 e 215 quilômetros de Serra Talhada.

Ora, se Serra Talhada que apenas está há 100 quilômetros de distância de Salgueiro e não está sendo bem atendida, imagine Petrolândia, Jatobá e Tacaratú, com relação a Serra Talhada. Como já dito, a distância para uma é de 180 e para a outra de 215 quilômetros.

É preciso que se diga ao governador, honrado deputado, que ele está equivocado, que ninguém pediu a criação da região de Itaparica, isto foi fruto apenas de uma decisão do próprio governo de Pernambuco, mas ao mesmo tempo nos deixou a mercê das outas regiões. Belém por exemplo se socorre de Salgueiro, Floresta e Carnaubeira da Penha, de Serra Talhada, Itacuruba, caminha entre uma e outra, Petrolândia, Jatobá e Tacaratú, de Arcoverde ou Caruaru, ou seja, somos uma região bastante dividida, nada de importante temos por aqui e que por isso nosso povo caminha dispersados em diversas direções.

É preciso finalmente que diga também, que não precisamos apenas de um clínica para tratamento de hemodiálise, mas de tudo que as outras regiões possui, Dires, Corpo de Bombeiro, Delegacia da Polícia Federal, Receita Estadual e Federal, Batalhão, Delegacias Estadual Especializadas, Justiça Federal e tudo quanto necessário ao fortalecimento de Itaparica, pois dá forma como estamos, temos todas as vezes que necessitamos sair da nossa região em busca das outras que é quem tem para nos oferecer, mas na maioria das vezes com sacrifícios gritantes e incomum, com desatenção por parte do poder político, estranheza e discriminação, muita discriminação.

Escrito por Tadeu Sá.

Categoria: Sem categoria

Um comentário até agora.

  1. Marinalva Silva disse:

    Acrescentaria também que estes três municípios sofrem não só com estas necessitada básicas listadas em seu blog, Tadeu Sá, mas também em relação ao acesso dos jovens ao Nível superior. Todos os anos uma centena de jovens terminam o Ensino Médio e, se querem cursar uma faculdade precisam ir a Serra Talhada, Belém do São Francisco ou sair do estado de PE, indo a Paulo Afonso, mas nem todos têm condições para isso. Onde estão os nossos representantes públicos que não se interessam em viabilizar a criação de uma faculdade em um destes três municípios (Petrolândia, Tacaratu e Jatobá) para atender nossos jovens? Aparecem faculdades, muitas delas não reconhecidas pelo MEC, de final de semana. Agora pergunto: Nossos jovens também não teriam direitos a cursar boas faculdades?
    Eu que trabalho em escola e sou mãe de jovens que estão na idade de cursar o nível superior, cada dia fica mais difícil de incentivá-los a continuar os estudos, pois faltam oportunidades e condições para isso.

Deixe Seu Comentário


Desenvolvido por