Há mais de um ano, obra da UBS do Ibó – Pernambuco, foi anunciada, mas não consegue sair do papel.

Há mais de um ano, obra da UBS do Ibó – Pernambuco, foi anunciada, mas não consegue sair do papel.

No distrito do Ibó, é grande o inconformismo dos moradores com o que acontece no local e que por isso inúmeras críticas desabam sobre os prefeitos que governaram o município nos últimos anos.

As críticas que se ouve não fazem referência apenas ao presente, mas de doze anos atrás, já que segundo eles, neste período, nada foi feito no sentido de melhor as condições de vida do lugar. Para muitos é trise ver o Ibó – Bahia crescer, desenvolver e oferecer qualidade decente de vida a sua população e o Ibó – Pernambuco não, só regresso.

Para o cidadão, tudo é atraso, pois para buscarem o que precisam, só restam duas alternativas, ou ir para o Ibó – BA, ou ir para Cabrobó, e mesmo assim sofrem toda sorte de dificuldade, desconfiança e discriminação, já os atendentes sempre dizem frases como, “procure Belém, já que são moradores deste município”. Disse uma jovem que mora no local”.

Revoltado com o que acontece, uma senhora de quase cinquenta anos de idade nos convidou a ir ver a situação da Unidade Básica de Saúde, e lá verifica-se que há apenas uma placa que indica a construção da unidade, com valores orçados em R$ 143.057,26, e que a obra seria entregue quatro meses depois, mas que já decorre mais de um ano da colocação da mencionada placa e nada. O pior segundo eles, é que do outro lado do rio, no Ibó – Bahia, existem duas Unidades completamente equipadas e com médicos que atende diariamente a todos.

Igualmente a senhora, um rapaz de 14 anos, nos arrastou para ver a situação da quadra de esporte, e lá com tristeza, observa-se que encontra-se completamente abandonada, piso quebrado, sem energia, alambrado totalmente arrombado. O mais lamentável é que existe um para ser colocado com o fim de evitar que as bolas continuem caindo nas casas, mas por questões políticas, coisa de adversários, não foi colocado.

Além destas queixas, muitas outras foram ouvidas, como o caso do lixo, da segurança pública, da precariedade na iluminação e muitas outras questões, mas o que chamou atenção mesmo foram as críticas que recaem sobre os vereadores do local. Segundo diversos cidadão, quando o prefeito aparece numa reunião e as pessoas procuram falar sobre os mais diversos acontecimentos, tem vereador que repreende aqueles que buscam cobrar seus direitos.

A insatisfação e tão grande, que uma parcela da comunidade se mobiliza no sentido de arregimentar pessoas, especialmente os mais jovens, com o fim de discutirem e de participarem da próxima eleição, lançando e elegendo um candidato ao cargo de vereador que de fato represente os anseios da comunidade, especialmente os mais jovens, que até para usar um clube social, tem que se dirigirem para Clube Velho Barriga, que fica do outro lado do rio, no estado da Bahia.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por