Neste início do mês, o prefeito Licínio Lustosa anunciou uma serie de realizações que visam beneficiar tanto a população da cidade como do interior do município e elas vão desde a retirada de animais soltos pelas ruas, passando pela limpeza pública, recuperação de escolas, estradas que há anos não recebiam qualquer reparo e distribuição de coletes salva vidas aos alunos que residem nas ilhas.

ANINAIS SOLTOS:

Na limpeza os trabalhos iniciaram-se pela retirada de alguns animais que viviam soltos pelas ruas da cidade e com isso causavam sujeiras tanto com relação às suas fezes, como pelo fato de que quando famintos devoravam as sacolas de lixos que os moradores colocam nas calçadas para serem coletadas, e com isso o que é possível os animais consomem, o que não é se espalha pelas ruas numa sujeira sem fim.

LIMPEZA PÚBLICA:

O bairro do bairro Inocoop, situado na parte norte da cidade foi o primeiro da periferia a ser contemplado com o programa denominado “Mutirão de Limpeza”. Varredores e máquinas foram ao local e recolheram os entulhos e lixos que se espalhavam por todos os lugares. O programa visa contemplar a retirada de todo lixo que se encontra dentro da cidade e há anos vem incomodado a população como vetor de transmissão de doenças e proliferação de ratos, baratas, escorpiões, entre outras pragas.

Para o prefeito, “É preciso que haja uma conscientização da população para não colocar lixo nas ruas fora dos dias de coleta. É preciso manter uma parceria entre servidores públicos (responsáveis pela limpeza) e moradores para preservação dos ambientes limpos e, consequentemente, garantia de bem-estar aos munícipes”, foi o que disse o prefeito Licínio por ocasião do mutirão.

Licínio também entende, que há anos o povo sofre com o descaso da gestão anterior com relação ao lixo. “É inadmissível Belém ter um lixão dentro do perímetro urbano”. “Esse acúmulo é resultado da falta de medidas enérgicas para solucionar o problema. Estamos limpando, mas é necessário que a população faça sua parte, não jogando lixo nas ruas”.

EDUCAÇÃO:

No campo da educação, com a volta as aulas o prefeito aproveitou para visitar algumas obras que vem sendo realizadas pela prefeitura com recursos da própria municipalidade. Dentre estas, a Escola Carolina Augusta de Sá, que acaba de receber uma grande intervenção, e esta visita para o prefeito também tem o objetivo de poder acompanhar as obras de reformas, as construções, os reparos que vem sendo realizados em alguns dos diversos prédios públicos, mas também com o fim principalmente de fiscalizar.

No que diz respeito a Escola Professora Carolina Augusta de Sá, se observa numa comparação entre fotos velhas e novas, o estado de antes e de agora, bem diferente do que se via. “A escola estava danificada, com paredes imundas, formando um ambiente completamente inadequado para receber as crianças. Hoje a realidade é outra”, disse o prefeito.

COLETES SALVA VIDAS:

Outro benefício importante para os alunos da rede escolar que residem nas inúmeras ilhas do município, foi aquisição pela prefeitura de 450 coletes salva vidas. Com a medida, evita-se que algum aluno corra o risco de vir a cair no rio e vir a se afogar. A aquisição destes coletes, além de deixarem os alunos mais contentes, deixam seis pais sossegados durante o trajeto de suas casas até a escola.

Com a medida, o prefeito Licínio, disse “Espero que as famílias se sintam seguras enquanto seus filhos estão nas embarcações e que incentivem as crianças para que possam usar os equipamentos de segurança e conservá-los”.

ESPORTE E LAZER:

No diz respeito a prática do lazer e do esporte, o diretor Marciano Nascimento, postou fotos nas redes sociais noticiando o início da obra de construção da quadra esportiva do distrito do Ibó. A quadra é o grande e velho sonho da juventude do lugar e certamente vai permitir a salutar prática do esporte pela juventude, além de outras atividades que também são essenciais para a comunidade, como encontros, festas e outros outros.

ESTRADAS:

No que diz respeito a malha viária do interior do município, a prefeitura também anunciou a recuperação da parte mais crítica da estrada que liga Belém ao distrito de Riacho Pequeno, ou seja, do trecho da curva da entrada de Riacho Pequeno até a entrada da fazenda Poço da Volta.

Além da recuperação deste trecho, outras também foram recuperadas, como é o caso da estrada da Barra do Tarrachil e do Balneário Som das Águas. Esta última não recebia concertos a mais de seis anos. Outra estrada também recuperada foi a que liga o distrito do Riacho Pequeno a localidade de Barra do Capim. Segundo a secretaria de infra-estrutura, ela encontrava-se abandonada e sem qualquer reforma há pelo menos dez anos.

Para a prefeitura, a situação que vivia as estradas trazia constantes e enormes transtornos à população, especialmente aos alunos da rede escolar de ensino que estavam com dificuldades no acesso dos carros que transportam os alunos. Com o resultado de agora, o diretor Valdison Santos espera poder melhor atender as pessoas, especialmente os estudantes.

Sobre o que ainda resta por fazer, Valdison criticou indiretamente o gestor passado, afirmando: “Temos muito o que consertar, mas é impossível fazer tudo de uma só vez como alguns acham que é possível, afinal são anos de abandono.

Mesmo com todas as dificuldades que a prefeitura enfrenta, diz Valdison: “A secretaria de infraestrutura vem trabalhando todos os dias, de domingo a domingo com o intuito de trazer dias melhores para o povo”, e complementa, “estamos à disposição de toda comunidade todos os dias, é só nos procurar”.

 

 

 

 

Categoria: Sem categoria

Um comentário até agora.

  1. ricardo disse:

    foi feito limpeza no inoocop quando e onde/ o lixo continua em todas as partes, os cachorros doentes em todas as ruas, os buracos continuam….

Deixe Seu Comentário


Desenvolvido por