No dia 27/02, a TV do Grande Rio de Petrolina denunciou a situação de precariedade que se encontra o Conselho Tutelar de Belém do São Francisco, situação de fato anormal, pois logo na entrada se ver fiação exposta, portas estragadas pelo cupim, infiltração nas paredes, inexistência de telefone fixo e celular e as poucas mobílias que tem foram doadas pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e algumas pessoas da sociedade. Inclusive foi doado um ar-condicionado, mas este não foi instalado porque não tem quem assim proceda. Na mesma ocasião também foi denunciado os constantes atrasos nos salários, o que às vezes redunda em greve por parte de alguns dos conselheiros.

Durante a gravação da reportagem, o repórter entrevistou os conselheiros Charles Sá e Osvaldo dos Santos, sendo que ambos ratificaram o abandono que vive o órgão, inclusive salientando que até o carro que serve para diligencias estava com o pagamento de sua locação atrasado e com isso se encontrava parado, o que impede os conselheiros de diligenciarem, já que em alguns casos a distancia é grande e não têm eles como saírem a pé.

A situação vivenciada pelo conselho tutelar não é de hoje, o próprio ministério público e a justiça local sabem disto e fazem tudo para melhorar as condições, mas suas atuações têm limites e o fato somente agora extrapolou as fronteiras do município e do estado por conta do caso acontecido com o menor Benício, já que a citada televisão esteve no município para acompanhar as investigações deste caso, e quando esteve no conselho tutelar verificou o que acontece. Inclusive muita má vontade por parte de algumas autoridades.

Na reportagem, a TV do Grande Rio informou que entrou em contato com a prefeitura, que disse que ia enviar um fiscal de obras a sede do conselho para verificar as reais necessidades do local. Quanto aos salários, disse que o atraso somente aconteceu no mês de janeiro, mas já foi regularizado. No que diz respeito ao atraso no transporte, nada foi dito, mas informou que existe um carro a disposição do conselho.

Procurados no dia de hoje para falarem sobre o alegado pela prefeitura, os conselheiros informaram que mesmo decorrido 06 dias da reportagem o fiscal prometido ainda não apareceu ao local. No que tange ao transporte, disse que proprietário sempre alega atraso no pagamento e que o veiculo só aparece quando ele bem quer. “O carro vive mais no projeto Manga de Baixo. Hoje, por exemplo, o carro se encontra em Floresta”, mas não a serviço do conselho tutelar, disse um dos conselheiros. Quanto aos atrasos nos salários ratificaram que isto acontece constantemente.

A situação de fato é precária, pois sabendo que acontecerá amanhã uma reunião com o conselho estadual de defesa dos direitos das crianças e adolescente, na cidade do Recife, na qual um dos conselheiros deve se fazer presente, mesmo sendo oficiada a prefeitura para disponibilização de um carro, o conselho apenas recebeu um telefonema do Creas, órgão vinculado à prefeitura, alegando da impossibilidade de fornecer o carro.

Diante deste fato, o conselho tutelar procurou o ministério púbico, informando o acontecido, o qual oficiou de imediato a prefeitura, mas mesmo assim, até às 17 horas de hoje não foi dada qualquer atenção, embora a reunião seja amanhã às 8 horas da manhã.

Clique no link abaixo e assista a reportagem da TV Grande Rio.

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/grtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/conselheiros-tutelares-de-belem-do-sao-francisco-denunciam-varios-problemas-na-instituicao/3999122/?fb_action_ids=386416244864344&fb_action_types=og.likes

Escrito por Tadeu Sá.

Categoria: Sem categoria

Um comentário até agora.

  1. paulo disse:

    NA OCASIÃO DO GRUPO QUE FAZ OPOSIÇÃO TENTAR SEM SUCESSO Á TODO CUSTO “DERRUBAR” GUSTAVO CARIBÉ, DEVERIAM PROCURAR UM MEIO DE UNIR O GRUPO (QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS ENFRAQUECIDO)PARA VER SE TEM UMA VITORIA POLITICA EM CIMA DO SUCESSOR DO PREFETIO GUSTAVO, NAS PROXIMAS ELEIÇÕES,QUE ESTÁ E VAI SER BEM DIFICIO,TRÉS DERROTAS CONSECUTIVAS NAS URNAS VAI SER UMA VERGONHA!

Deixe Seu Comentário


Desenvolvido por