A escritora Lourdes Nunes, Lia Malaquias, que reside em Fortaleza e o deputado federal José Nunes, no distrito de Riacho Pequeno.

Como sempre acontece a cada ano, o distrito de Riacho Pequeno realizou no mês de agosto mais um novenário do Bom Jesus da Lapa, sendo que a festa se encerrou com a realização da mais importantes das noites, a “dos filhos ausentes”, que desta vez fez que muitos retornassem a terra, deles procedentes dos mais diversos lugares do Brasil, como Brasília, Teresina, Euclides da Cunha, Maceió, Fortaleza, Petrolina, Recife, Cuiabá, Casa Nova, Xique-Xique e tantas outras cidades do Brasil.

Dentre tantos filhos ilustres presentes, destaque para o atual deputado federal Jose Nunes, o ex-governador do Estado do Mato Grosso, Osvaldo Roberto Sobrinho, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, além de outros igualmente importantes.

DEPUTADO FEDERAL

Além da satisfação de rever a terra, os parentes e amigos, José Nunes se comprometeu em trazer uma obra importante para o distrito de Riacho Pequeno, sua terra natal.

Exercendo atualmente seu segundo mandato de Deputado Federal pelo Partido Social Democratas, José Nunes Soares nasceu no distrito de Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco, no dia 18 de dezembro de 1950 e é filho do ex-vereador belemita, Otacílio Soares e Elísia Nunes Soares. Com nove anos de idade, José Nunes teve que seguir com a família para a cidade de Euclides da Cunha, local onde cursou o primário, tendo posteriormente estudado em Salvador – BA, mas somente veio se formar em Direito no ano de 1956 pela Universidade Federal de Souza-PB.

Em Riacho Pequeno, José Nunes foi hospede da ex-diretora Leonizia Nogueira, e na ocasião o deputado se fazia acompanhar de sua irmã, a escritora Lourdes Nunes, bem como da esposa Fátima Nunes, ex-prefeita de Euclides da Cunha, bem como diversos primos e sobrinhos.

Além de advogado, empresário e pecuarista, o deputado é diretor-presidente da empresa Iguatemi Pneus em Salvador –BA, e foi prefeito de Euclides da Cunha pelo Partido da Frente Liberal, PFL entre 1988-1992. Posteriormente José Nunes elegeu-se deputado estadual pelo PFL, 1995-1999, reeleito ainda pelo PFL, nos períodos de 1999-2003, 2003-2007 e 2007-2011. No ano seguinte foi eleito Deputado Federal pelo Democratas e no momento exerce seu segundo mandato de deputado federal.

Como deputado José Nunes vem tendo uma atuação destacada no parlamento federal. Nunes votou contra o processo de impeachment dá então presidente Dilma Rousseff, votou a favor do prosseguimento da denúncia contra o presidente Temer, contra a reforma trabalhista e abertamente declara que votará contra a reforma da previdência.

FILHO GOVERNADOR PRESENTE

Outro filho ilustre que também se fez presente no evento, foi o ex-governador do Mato Grosso, Osvaldo Roberto Sobrinho, que embora não tendo nascido em Riacho Pequeno, seus genitores José Roberto Neto e Maria Jorge Neto nasceram na fazenda Pombas, município de Belém do São Francisco, sendo que força do destino, no ano de 1948, seus pais resolveram ir embora para o estado de São Paulo e na ocasião Maria já levava Osvaldo na barriga, uma vez que se encontrava grávida de três meses. Osvaldo possui nove irmãos e quase todos nasceram em Belém do São Francisco.

A última vez que Osvaldo esteve no município foi no ano de 1981, quando com seus pais e irmãos vieram visitar familiares. Nesta nova visita, Osvaldo hospedou-se na fazenda Pomba, de propriedade do seu irmão Simão Moraes e do primo Romão Moraes. Aqui em Belém ele visitou a senhora Elisa Roberto, esposa do falecido Argemiro José Roberto, onde almoçou e passou boa parte do dia. Argemiro além de parente era padrinho de Osvaldo.

Formado em Economia, Estudos Sociais e Direito, Osvaldo foi professor da rede estadual de Mato Grosso e professor assistente da Universidade Federal do Mato Grosso, bem como Delegado Regional do MEC entre 1974-1978. Pela a Arena foi eleito deputado estadual em 1978, sendo reeleito em 1982, já pelo PMDB. Elegeu-se novamente em 1986, desta vez para deputado federal constituinte.

Em 1990, agora pelo PTB, foi eleito vice-governador de Mato Grosso na chapa encabeçada por Jayme Campos. Além de ter exercido o cargo de Secretário Estadual de Educação, ocupou o cargo de governador por diversas vezes. Em 1994 candidatou-se ao governo do estado, sendo derrotado pelo então deputado federal Dante de Oliveira, deputado bastante conhecido já que foi o autor da emenda pelas Eleições Diretas.

Nas eleições de 2006 foi suplente do senador eleito Jayme Campos. Ocupou a Secretaria de Governo de Cuiabá em 2009. Com a licença deste para tratar de interesses particulares em 2009, assumiu o mandato de senador da república pelo PTB. Exerceu o mandato até 2 de janeiro de 2010, quando o titular Jayme Campos reassumiu a função. Além de político, Osvaldo é empresário, detém concessões de rádios em Mato Grosso e retransmissoras de TV, afiliada a TV Record em Sinop e São Félix do Araguaia.

Osvaldo Roberto, a esquerda, foi secretário de estado, deputado estadual e federal, senador, vice-governador e assumiu por diversas vezes o cargo de governador do Mato Grosso. Ao lado direito o empresário Antônio Moraes.

DESEMBARGADOR

Outro que também esteve presente, foi o desembargador Albuquerque Soares, que também presidiu o Tribunal de Justiça do Piauí. Afora José Nunes, Osvaldo e Albuquerque, outros filhos também importantes se fizeram presentes, a exemplo Fernando Nogueira, empresário do ramo da fruticultura, o empresário Antônio Moraes, Paulo Moraes e muitos outros.

AUSENTES

Pois bem, enquanto o distrito de Riacho de Pequeno engalanou-se para receber aqueles que por uma circunstância ou outra deixaram sua terra e foram conquistar espaços importantes lá fora, em Belém, seus principais dirigentes políticos desconsideraram a satisfação vivida pela família riachense, e lá sequer compareceram, como foi o caso do próprio prefeito Licínio Lustosa e do ex-prefeito Gustavo Caribé, este último inclusive, na condição que diz ser de pré-candidato a deputado estadual. Ao contrário deles, o deputado federal Gonzaga Patriota, que nunca perde a festa, mais uma vez se fez presente. Junto com os filhos ausentes da terra, também se observou as ausências de outros deputados que sempre são votados pelas pessoas do lugar, como foi o caso de Fernando Filho e seu pai, senador Bezerra Coelho, bem como os deputados Rodrigo Novaes, Augusto Cesar e outros.

Mesmo sendo dos menos votado no distrito, Gonzaga Patriota ao contrário dos belemitas políticos sempre prestigiam a festa de Bom Jesus da Lapa.

PROMESSA

Em que pese a falta de disposição dos nossos políticos em procurar quem pode ajudar o município, o deputado José Nunes mostrou enorme interesse em fazer algo pelo distrito de Riacho Pequeno, e na ocasião fez a promessa de que quer agraciar sua terra com uma grande obra, citando inclusive a possibilidade de trazer uma escola de grande porte e com isso cabe agora ao município fazer sua parte, procurando o deputado e ajudando-o a realizar seu intento, pois uma escola com características diferente das tradicionais pode trazer sim um futuro promissor para os jovens do lugar, o sonho que José Nunes para conquistar teve com sua família que ir embora do lugar onde nasceu.

Categoria: Sem categoria

Desenvolvido por